Notícias Organismos Públicos

Câmara Municipal

2022-05-18 14:43:00 -

Cecílio Santos propõe a criação de uma moeda social em Campinas

O vereador Cecílio Santos (PT) propôs a criação de uma moeda social em Campinas, um mecanismo em que a Prefeitura distribua renda para famílias em vulnerabilidade e os recursos podem ser gastos no comércio local cadastrado. A proposta foi protocolada na Câmara Municipal como projeto de lei número 103/22.

“A moeda social é um mecanismo que estimula o desenvolvimento econômico local ao mesmo tempo que aumenta a renda das famílias mais pobres. É um mecanismo de economia solidária que a administração pública pode adotar, principalmente no momento de crise que vivemos”, comentou o vereador, líder da bancada do PT na Câmara.

Projeto semelhante já existe na cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, governada pelo PT. Lá a iniciativa estimulou o comércio local, fazendo com que a economia da cidade como um todo se desenvolvesse.

Para o vereador, a adoção desse instrumento em Campinas poderá favorecer principalmente regiões da cidade onde a vulnerabilidade é maior, como os distritos do Campo Grande e Ouro Verde e a região dos Amarais. Nessas áreas “a população em vulnerabilidade poderá receber a moeda social e gastar nas empresas e comércio da própria região, gerando um ciclo de desenvolvimento que fomenta a geração de empregos. Assim, todos ganham”, explicou.

De acordo com a propositura, caberá à Prefeitura definir o valor do benefício e também selecionar as famílias que serão atendidas, utilizando o CadÚnico, cadastro do governo federal que identifica as famílias em vulnerabilidade econômica.

 

Texto: Gabinete do vereador Cecílio Santos (PT)

Foto: Diretoria de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas