Notícias Organismos Públicos

Câmara Municipal

2022-05-19 10:23:00 -

Mariana Conti consegue assinaturas e CPI Antifascista avança na Câmara de Campinas

A vereadora Mariana Conti, líder do PSOL na Câmara Municipal de Campinas, conseguiu as assinaturas necessárias para a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a escalada de ocorrências de violência nazifascista e racistas.

O documento, que requer a abertura da comissão já conta com as assinaturas de 16 vereadores, destaca os recentes casos que aconteceram na cidade de Campinas, especialmente na Unicamp, como as pichações de símbolos nazistas no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e o ataque armado a um bar em frente à moradia por um grupo de neonazistas.

O objetivo da CPI é investigar, estudar, identificar e entender as causas para esse crescimento, colaborar e cobrar que as autoridades competentes tomem providências sobre os responsáveis sobre os ocorridos e apontar para a construção de políticas e ações de prevenção como forma de barrar o crescimento desses grupos e evitar novos recrutamentos.

“O desafio é grande, mas vamos trabalhar muito para que esses grupos que cresceram e intensificaram suas atuações com a ascensão de Bolsonaro e seu discurso de ódio não sigam escondidos e impunes. Nenhuma conivência com o nazifascismo e com racismo deve ser tolerada por nenhuma instituição e devem ser combativas, investigadas e punidas”, comenta a vereadora.

 

Texto: Gabinete da vereadora Mariana Conti (PSOL)

Foto: Diretoria de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas