Notícias Organismos Públicos

Câmara Municipal

2022-05-19 16:09:00 -

Professor Alberto protocola projeto que institui capacitação para pais e mães em primeiros socorros relacionados a engasgamento e asfixia de recém-nascidos

Projeto de lei, proposto pelo vereador Professor Alberto (PL), propõe instituir uma capacitação para pais, mães ou responsáveis por recém-nascidos, em hospitais e maternidades, para primeiros socorros relacionados a engasgamento, aspiração de corpo estranho, asfixia e prevenção de morte súbita de bebês.

De acordo com o PL, as orientações, bem como o treinamento, serão ministradas antes da alta do recém-nascido, por enfermeiros ou profissionais capacitados indicados pela unidade de saúde.

O vereador cita que os dados de óbitos por engasgo em crianças no país, entre os anos de 2009 e 2019, chegou a 2.148. “Os acidentes por ingestão de alimentos causando obstrução do trato respiratório foram predominantes, tendo um total de 1.817 ou quase 85%. Já os 15% restantes correspondem à obstrução ocasionada por outros objetos; e 72% dos óbitos foram de crianças menos de um ano de idade. Ou seja, existe uma prevalência de óbitos por engasgamento em acidentes por ingestão de alimentos, sendo necessárias ações de prevenção”, salienta.

A matéria ainda faculta aos pais ou responsáveis aderirem ao treinamento oferecido pelos hospitais e maternidades. Contudo, caso a opção for em não participar, deverão os mesmos assinar um termo afirmando sua intenção de recusa.

 

Texto e Foto: Diretoria de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas