Notícias Organismos Públicos

Todas

2011-05-12 18:48:00 - agencia

Comissão debaterá impactos da ponte que liga o Brasil à Guiana Francesa

12/05/2011 - 18:48  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realizará audiência pública e seminário para debater os impactos econômicos e sociais da Ponte Binacional Brasil/França, que liga o Oiapoque, no Amapá, a Saint Georges, na Guiana Francesa. Os eventos, solicitados pelas deputadas Dalva Figueiredo (PT-AP) e Janete Rocha Pietá (PT-SP), deverão ser realizados na segunda quinzena de junho.

Segundo as deputadas, o acordo de construção da ponte, firmado entre os dois países em 2001, consolidou a “primazia” de o Oiapoque ser o único município brasileiro em “contato direto com a União Europeia”. Porém, Figueiredo e Pietá afirmam ser preciso fazer com que esta condição geopolítica seja mais bem aproveitada, com vistas ao desenvolvimento e à integração regional.

“Atualmente, as relações desenvolvidas entre brasileiros e franceses na região são intensos. Mas é preciso que esta integração abarque ainda ações de ordem tecnológica e social, com intercâmbio acadêmico de cooperação, especialmente no controle de doenças e preservação do ecossistema amazônico”, disse Janete Pietá.

Participantes
Serão convidados para as discussões:
- o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento;
- o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho,
- o diretor do Departamento de Programas das Regiões Norte e Nordeste do Ministério de Integração Nacional, Henrique Villa da Costa Ferreira;
- o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot;
- o secretário da Receita Federal do Brasil, Carlos Alberto Freitas Barreto;
- o chefe do Departamento da Europa do Ministério das Relações Exteriores, Santiago Mourão, e o conselheiro Paulo de Tarso; e
- a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário.

Da Redação/ RCA